sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Hora Menos

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Hora Menos (2011)

IMDb



Duas mulheres completamente distintas unidas por uma tragédia e que, juntas, tentam recomeçar suas vidas. Essa é a premissa deste "Hora Menos", estreia na direção de longas do ator Frank Spano.

Isabel (Rosana Pastor) é espanhola, mas trabalha como enfermeira na Venezuela auxiliando seu marido médico. Yudeixi (Erika de Santiago) é uma menor infratora. Depois que um maremoto arrasa com a cidade onde elas moravam, matando a única família que possuíam, elas se vêem refugiadas nas Ilhas Canárias (território espanhol), e criam um vínculo de amizade e companheirismo para poderem seguir com suas vidas.

Pena que o roteiro, do próprio Spano, não consegue se sustentar durante toda a duração do longa, já que sua premissa até soava interessante. Porém, a falta de argumentos transforma seu segundo ato em uma miscelânea de enrolações, com uma subtrama desnecessária sobre imigrantes ilegais que são trazidos para trabalhar de maneira escrava; e a introdução de um personagem igualmente redundante - o do menino autista que Isabel acaba assumindo.

Porém, quando volta-se para os dramas individuais das duas protagonistas, e suas dificuldades em recomeçarem do zero, a história ganha em força e dramaticidade. Também é auxiliado pela excelente atuação de Rosana Pastor e Erika de Santiago, que conseguem transmitir o sofrimento passado pelas suas personagens em pequenos gestos, como um simples olhar.

Porém, o ritmo do longa, que começa bem, é prejudicado pela perda de foco narrativo e pela divisão da história em 'atos' ou 'partes', que nada contribuem para o entendimento da trama.

Sem possuir arroubos criativos ou deleites visuais, "Hora Menos" é um filme apenas correto, e que ganha força pela qualidade de suas protagonistas.


por Melissa Lipinski


OBS: Comentário escrito durante a 35ª Mostra Intrnacional de Cinema de São Paulo.


Nenhum comentário: