segunda-feira, 7 de novembro de 2011

180º

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

180º (2011)

Estreia oficial | no Brasil: 16 de setembro de 2011
IMDb



"180º" é o longa de estreia tanto de Eduardo Vaisman como diretor, como de Cláudia Mattos como roteirista. E ambos saem-se muito bem nesta trama que envolve um triângulo amoroso e a autoria de um livro.

Falar mais sobre o roteiro seria estragar o grande mérito do filme: sua não linearidade. A ótima edição recortada de Ana Teixeira, que vai e volta na história em diferentes tempos é o que transforma esta história relativamente simples em um intrincado quebra-cabeças que tem o tom certo de tensão e intrigas, além de ditar o ótimo ritmo do longa. A grande sacada da produção é ir revelando os fatos aos poucos, para que o espectador vá montando, por si só, a sequência correta da trama.

Não que isso seja uma novidade, afinal o excepcional "Amnésia" (2000), de Christopher Nolan, já utilizava desta narrativa entrecortada e fora de ordem, também fazendo com que uma história simples (até banal) transformasse-se em um intrincado thriller.

Porém, a história de Mattos e Vaisman não tem o mesmo brilho do filme de Nolan, justamente por pecar em seu ato final. Depois de montado o quebra-cabeças por parte do espectador, o desenlace desta bem construída história soa não só fraco, como simplista demais. Como se a autora não soubesse como finalizar o que construi até então.

Outro problema que enfraquece a narrativa é a trilha musical óbvia e redundante, que acaba prenunciando que algum fato importante virá a acontecer.

Mas o bom trabalho do elenco supera essas derrapadas. O grande destaque fica por conta de Malu Galli que transita bem entre a meiguice e a mau caratice. Eduardo Moscovis também está bem. Sendo Felipe Abib o ponto mais fraco deste triângulo, porém sem constrangimentos.

Pena o final, que realmente enfraquece a trama. Mas todo seu desenvolvimento até ali, juntamente com a bonita fotografia e o elenco afinado garantem um filme que vale a pena conferir.


por Melissa Lipinski


Nenhum comentário: