segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Trabalhar Cansa

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Trabalhar Cansa (2011)

Estreia oficial | no Brasil: 30 de setembro de 2011
IMDb



"Trabalhar Cansa" é o primeiro longa dos diretores Marco Dutra e Juliana Rojas, e foi exibido na mostra 'Um Certo Olhar' do Festival de Cannes de 2011. O filme até tem uma premissa interessante, mas seu desfecho acaba revelando-se um tanto quanto frustrante.

O filme que aborda questões globais como família e o dia-a-dia de um casal de classe média que tem que dividir seu tempo entre trabalho e a vida em casa, também traz questões mais atuais e pontuais como o desemprego e a crise no mercado de trabalho. O roteiro de Dutra e Rojas acompanha a vida de Helena (Helena Albergaria), dona de casa que decide investir em seu primeiro negócio, um pequeno mercado de bairro. Afim de tentar conciliar essa nova etapa com o diminuto tempo que tem para sua família, contrata Paula (Naloana Lima) para ajudá-la a cuidar da casa e da filha Vanessa (Marina Flores). Enquanto isso, seu marido, Otávio (Marat Descartes), perde o emprego e parte em busca de novas oportunidades. Quando chega a época do Natal, além da crise finianceira em que se encontram e os problemas habituais de toda família, eles ainda têm que lidar com misteriosos acontecimentos que cercam o mercado de Helena.

A parte do filme que lança um olhar cínico e crítico sobre a classe média e sua hipocrisia é muito bem realizada. Imagens que vão além do que é mostrado. Olhares que dispensam palavras. Diálogos econômicos e sucintos, mas que entram nos lugares certos. Enfim, um filme realizado de forma simples mas eficiente.

Junto a isso, as atuações corretas - com destaque para Helena Albergaria, fariam de "Trabalhar Cansa" um drama social eficiente, se não fosse um porém: sua insistência em trabalhar com uma atmosfera de suspense que nunca se justifica.

Claro que mesmo no quesito drama social há 'derrapadas' no roteiro, motivações dos personagens que realmente parecem inexplicadas e que estão ali presentes apenas para que o roteiro 'vá para frente'. Mas seriam 'tropeços' aceitáveis. Porém toda a trama de mistério parece deslocada.

Mas não pela trama em si. O fato de se ter elementos fantásticos numa história mais realista, não seria jamais um problema, muito pelo contrário, seriam até muito bem vindos. Entretanto, esses elementos aparecem soltos na narrativa, sem nunca 'dizer a que vieram'. E, ao fiinal, quando o clímax anuncia-se, o que se vê em tela é tão decepcionante que joga toda a narrativa 'por água abaixo'. A reação dos personagens ao que lhes acontece soa tão inverossímil quanto os acontecimentos em si.

Porém, como falei, o filme é bem realizado, e a fotografia um tanto quanto dessaturada condiz com a realidade desgastada daquela família, assim como a bem construída atmosfera de crescente mistério que ronda o mercado de Helena. Pena que o final seja tão frustrante (pelo menos o foi para mim).

Apesar de tudo, "Trabalhar Cansa" é uma obra bem vinda na cinematografia nacional, que até então pouco tem se aventurado para os lados do cinema fantástico ou de terror. Quem sabe não é o início de uma longa caminhada nesta direção? Assim esperamos…


por Melissa Lipinski


Um comentário:

Hugo disse...

Gostei do tema e além disso, este ano assisti a peça "Ligações Perigosas" que tinha ótima atuação do ator Marat Descartes.

Agora com este filme ele pode ter maior reconhecimento do público.

Até mais