sábado, 15 de outubro de 2011

Os Outros Caras

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Outros Caras, Os (The Other Guys, 2010)

Estreia oficial: 6 de agosto de 2010
Estreia no Brasil: 26 de novembro de 2010
IMDb



Não se pode exigir coerência e um roteiro sem furos de filmes de Adam McKay. Basta olhar para sua filmografia, que vai desde o hilário "O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy" (2004), passando pelos fracos "Quase Irmãos" (2008) e "Ricky Bobby - A Toda Velocidade" (2006); e certamente seus melhores trabalhos, as sketchs para a internet "Good Cop, Baby Cop" e "The Landlord" (ambos de 2007 e protagonizados por Will Ferrell e pela filhinha de McKay). Para assistir seus filmes, há que se deixar o cérebro 'de molho' e se permitir fruir da comédia non-sense pura e simplesmente, sem preconceitos ou pudores.

O roteiro (co-escrito por McKay e Chris Henchy) nem precisa ser descrito, pois a trama é o que menos importa aqui. A sucessão de piadas absurdas e gags visuais a uma velocidade alucinante é o que segura o filme. Uma situação cômica engatada na outra faz com que o espectador não pare de rir (seja em maior ou menor grau) e não pare para dar atenção à história.

Claro que as piadas nem sempre acertam, e por vezes soam sem graça nenhuma. Mas na maioria das vezes funcionam, seja parodiando os clássicos filmes de ação 'nitroglicerinados' com a dupla interpretada por Samuel L. Jackson e Dwayne Johnson; seja no improviso de Will Ferrell; nas impetuosas crises de raiva do personagem de Mark Wahlberg; ou ainda nos momentos em que Eva Mendes surge em cena com sua boa química com a dupla principal.

Aliás é exatamente na química entre os dois protagonistas, Ferrell e Wahlberg, que reside a única razão para o longa não cair no desastre total. Fazendo os estereótipos de policial nerd que transparece tal conduta para incobrir uma personalidade descontrolada, e de policial nervosinho e machão que esconde um lado mais sensível, respectivamente, Ferrell e Wahlberg, mostram-se à vontade. Não que seja surpresa ver Ferrell num papel assim, afinal já interpretou-o tantas vezes; mas ver Wahlberg sair-se bem em uma comédia non-sense é uma surpresa (pelo menos para mim).

Mas enfim, "Os Outros Caras", longe de ser um bom filme, é uma comédia policial que diverte pelo absurdo. Não tente entender as soluções logicamente - pois dessa forma, jamais poderá usufruir o que esse filme tem de melhor, que é exatamente a falta de sentido em suas situações. E, sim, eu jamais pensei que diria isso… Mas às vezes é bom apenas sentar e se deixar levar e sorrir pelo humor pura e simplesmente.


por Melissa Lipinski


Nenhum comentário: