quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Primeiro Mentiroso

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Primeiro Mentiroso, O (The Invention of Lying, 2009)

Estreia oficial: 2 de outubro de 2009
Estreia no Brasil: lançado diretamente em DVD
IMDb



Este "O Primeiro Mentiroso" parte de uma premissa 'verdadeiramente' (desculpem, não resisti ao trocadilho) interessante. E se a humanidade não conhecesse a mentira? Se absolutamente todos sempre falassem a verdade, sem ocultar nenhum sentimento?

Pena que o filme (co-escrito, co-dirigido e estrelado por Ricky Gervais) não ouse mais na sua ideia, e descambe para uma comédia romântica tola. Toda a primeira parte do longa, onde a realidade alternativa da sociedade é mostrada ao público, ao mesmo tempo em que os principais personagens nos são apresentados, é a melhor; pois todos falam sem pudor nenhum o que realmente pensam, com palavras bastante duras que são absorvidas por quem as escuta com naturalidade. São justamente esses diálogos ácidos e rápidos que conferem humor à narrativa. E o que é melhor, um humor crítico e cínico, daquele típico de Gervais, como no seriado "The Office" (o original, inglês).

Porém, a sua premissa não se mantém ao longo dos 100 minutos de duração do filme. A história torna-se repetitiva e descamba para o sentimentalismo 'super-açucarado', com lição de moral desnecessária ao final. E, embora a crítica à religião (principalmente a católica) seja bem-vinda, não é suficiente para sustentar a qualidade da narrativa vista no terço inicial.

E, se as atuações do elenco em geral não comprometem, vide Jennifer Garner e Rob Lowe; e Ricky Gervais pareça se sentir bem à vontade zombando do próprio físico; são as participações especiais de Philip Seymour Hoffman, Tina Fey, Jason Bateman, Edward Norton e Jonah Hill que se destacam.

Enfim, "O Primeiro Mentiroso" até arranca algumas risadas, mas acaba desperdiçando uma ideia que poderia ter rendido um filme muito melhor.


por Melissa Lipinski


2 comentários:

Rafael W. disse...

Nem assisti tudo, de tão ruim que tava.

http://cinelupinha.blogspot.com/

kael disse...

um dos piores filmes que já vi na minha vida, tolo e sem graça