quarta-feira, 13 de julho de 2011

Harry Potter e a Ordem da Fênix

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Harry Potter e a Ordem da Fênix (Harry Potter and the Order of the Phoenix, 2007)

Estreia oficial: 11 de julho de 2007
Estreia no Brasil: 11 de julho de 2007
IMDb



A cada novo episódio da saga do bruxo Harry Potter, mais tensão e aspecto sombrio esta adquire. Tensão também é o que nos transmite Daniel Radcliffe na composição de seu personagem. O Harry alegre e maravilhado dos episódios iniciais vai dando lugar a um garoto angustiado e que, aos poucos, vai compreendendo que o mundo mágico que habita está longe de ser maravilhoso. E Daniel Radcliffe é extremamente bem sucedido em sua interpretação.

Neste primeiro filme da saga adaptado por Michael Goldenberg (que substituiu Steve Kloves), o tom de urgência dos dois últimos episódios está mais presente do que nunca, e o roteiro acerta em focar a história no ponto mais interessante do livro de J. K.Rowling, deixando as subtramas bobas de lado, e conseguindo um fato dificílimo: ser uma obra superior ao livro do qual se originou.

O diretor David Yates é hábil em dar seriedade à narrativa, entretanto falha no estabelecimento do ritmo da sua narrativa e esta parece sempre acelerada, às vezes, não dando a devida importância a certos acontecimentos.

Deixando um pouco os coadjuvantes de lado, o filme foca-se mesmo no próprio Harry Potter, o que prejudica o desenvolvimento dos personagens. Quem acaba se favorecendo disto é a excelente Imelda Saunton, já que sua vilã, Dolores Umbridge, acaba sendo a segunda personagem com mais tempo em tela. E, se atores como Maggie Smith (Professora McGonagall), David Thewlis (Lupin), Emma Thompson (Professora Trelawney) e Julie Walters (Molly Weasley) são usados praticamente como coadjuvantes de luxo, Alan Rickman (Professor Snape) consegue, em poucas cenas, transmitir toda a ambiguidade que seu personagem carrega, apenas reiterando o que para mim já está claro desde o primeiro filme: além de ser o melhor personagem, é também uma das atuações mais fortes da série. Assim como Gary Oldman, que transforma Sirius Black, mesmo que de forma rápida, em um dos personagens mais complexos da série.

Mesmo com os já habituais efeitos visuais primorosos, a direção de arte do longa consegue impressionar, com seus cenários grandiosos e suas detalhadíssimas composições de figurino.

"Harry Potter e a Ordem da Fênix" ainda se beneficia por trazer acontecimentos importantes para o futuro da série, como a morte de determinado personagem. E também a impressionante luta entre dois bruxos poderosíssimos, que dão mais intensidade e dramaticidade ao filme.

Enfim, a saga "Harry Potter", definitivamente, já é uma das melhores sequências de filmes da história do cinema, já que conseguiu, em cinco filmes, manter a qualidade técnica e narrativa de seus filmes.

Fica a dica!


por Melissa Lipinski


Nenhum comentário: