sábado, 7 de maio de 2011

Férias Frustradas de Verão

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Férias Frustradas de Verão (Adventureland, 2009)

Estreia oficial: 3 de abril de 2009
Estreia no Brasil: lançado diretamente em DVD
IMDb



Mais um filme com uma tradução de título insuportável. O que passa na cabeça dos distribuidores de nosso país? Traduzir "Adventureland" como "Férias Frustradas de Verão" é uma tentativa de qualificar o filme naquilo que ele não é, já que o título nacional remete àquelas comédias típicas de 'Sessão da Tarde'.

Felizmente, "Adventureland" (sim, me recuso a chamar a produção pelo título brasileiro) é bem mais do que isso. A história do longa é uma clara referência, e homenagem, às saudosas comédias juvenis dos anos 1980 (que hoje são consideradas cult), como "Curtindo a Vida Adoidado" (1986) e "Clube dos Cinco" (1985) - ambas dirigidas por John Hughes - onde o amor e a amizade guiavam jovens idealistas ou simplesmente perdidos em uma fase de transição entre a vida adolescente e a vida adulta.

"Adventureland" transita exatamente nesta faixa. E, segundo o próprio roteirista/diretor, é um filme biográfico, já que se baseia nas experiências pessoais que Greg Mottola teve durante um "verão perdido" da sua própria fase de transição.

No filme, Jesse Eisenberg é James Brennan, o alter-ego do autor que vê o seu sonho de viajar à Europa antes de ingressar na faculdade de Jornalismo ir por água abaixo devido a uma crise financeira que seus pais atravessam. Assim, James consegue um emprego em um parque de diversões, o tal "Adventureland", a fim de juntar dinheiro para poder ir a Nova York estudar.

E é em "Adventureland" (o parque e o filme) que James vai se autodescobrir. Sua convivência com os arquétipos típicos desta fase da vida (e talvez de outras fases também) fará com que, ao final, saia transformado - e amadurecido - de suas experiências, assim como todo herói deve passar em sua jornada (Joseph Campbell já o dizia).

O filme acaba saindo-se melhor do que poderia se supor inicialmente graças à sua inocência (um reflexo da juventude dos anos 1980), à sua cuidadosa e caprichosa caracterização da época, ao seu elenco afiado e à uma trilha sonora maravilhosa e saudosista.

Quanto ao elenco, jovens que conseguem dar vida de forma convincente aos estereótipos que rondam as juventudes de todas as épocas: o nerd que sofre bullying (como se fala hoje em dia), o bad boy, o cara mais velho idolatrado por todos, a gostosona, e é claro, os protagonistas incompreendidos que apenas querem viver as suas próprias vidas. E Jesse Eisenberg consegue elevar a produção devido ao seu imenso carisma. Até a escalação de Kristen Stewart (cujo talento é questionável) parece acertada, já que a inexpressividade da atriz e sua aparente incapacidade de olhar os outros nos olhos parece se adequar perfeitamente à sua personagem, que vive deslocada em um 'mundinho' ao qual não pertence.

Quanto à trilha sonora, famosas músicas de grandes bandas da década em questão são trazidas à tona. É impossível não se deixar levar pelas canções de Velvet Underground, INXS, David Bowie, The Outfield, Lou Reed, The Cure, entre outros.

Apesar de perder um pouco do ritmo no seu terço final, parecendo assim, um pouco mais longo do que deveria, e do seu final que se rende às convenções açucaradas das comédias românticas hollywoodianas, "Adventureland" consegue cativar justamente por ter sido feito de coração, por alguém que tinha total conhecimento daquilo sobre o que estava falando, e melhor ainda, com uma certa nostalgia que acaba contagiando também a nós espectadores. Afinal de contas, quem não passou por esta fase onde a adolescência já parecia ter ficado para trás ao mesmo tempo em que as obrigações e responsabilidades da vida adulta ainda pareciam não pertencer à realidade?


por Melissa Lipinski
------------------------------


Sim, esse é daqueles filmes que assistíamos na 'Sessão da Tarde'. Só que nós já estamos nos anos 2000 e esse tipo de filme já não me agrada tanto. Mas vamos lá.

O elenco é mediano. Nada de fascinante mas nada que nos dê raiva. O roteiro é regular, nada de especial além das "tremendas confusões que James e sua turma aprontam nesse parque que é pura confusão", hehe. Quem não entendeu veja esse vídeo: É muita confusão.

Ou seja, tudo bem mediano, com algumas piadas forçadas, outras engraçadinhas e só.

E só para constar: como que "Adventureland" virou "Férias Frustradas de Verão"? Fico por aqui.


por Oscar R. Júnior


P.S. Nunca leio o texto da Melissa antes de escrever o meu para não me "contaminar" com as idéias dela. Mas o lendo agora, concordo com ela. Não é um filme fora de época. É um filme com base naquela época. Faz parte.... mas não vou mexer na minha pontuação nem no texto. Abraços.


Um comentário:

Rafael W. disse...

Amo esse filme, é poético, lindo, lindo, lindo *___*

http://cinelupinha.blogspot.com/