quinta-feira, 28 de abril de 2011

Como Você Sabe

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Como Você Sabe (How Do You Know, 2010)

Estreia oficial: 17 de dezembro de 2010
Estreia no Brasil: 29 de abril de 2011
IMDb



James L. Brooks foi responsável por uma das melhores comédias dos anos 1990, "Melhor É Impossível" (1997), que contava com Jack Nicholson, Helen Hunt e Greg Kinnear, todos em ótimas atuações. Antes disso, o roteirista/ diretor já tinha feito dois bons longas, "Laços de Ternura" (1983) e "Nos Bastidores da Notícia" (1987). Porém, depois de 1997, dirigiu apenas dois longas, o fraco "Espanglês" (2004), e agora, este igualmente fraco e insosso "Como Você Sabe".

A trama é fraca. Os personagens mal construídos e suas motivações parecem surgir do nada, e mudar de uma hora para a outra, bastante superficiais, eu diria. Os diálogos pulam do non-sense para o irritantemente óbvio em frações de segundo. E o elenco não tem o carisma necessário para segurar a produção.

Não que Owen Wilson não tenha carisma. Tem até de sobra, e o recente "Passe Livre" é prova disso. Porém, aqui, relegado a um personagem secundário e inexpressivo, o ator não consegue desenvolvê-lo de forma satisfatória. Já Paul Rudd, especialista em "tipos meio tapados", aqui não consegue conquistar o espectador, o que é fatal, afinal seu personagem é o "mocinho" da história. Reese Witherspoon faz as caras e bocas que lhe são corriqueiras e não sai do 'lugar comum'. E nem Jack Nicholson consegue sobressair-se, fazendo um personagem bem mais comedido do que está habituado. Talvez isso tenha limitado o ator, já que Nicholson soa quase inexpressivo (e olha que isso é difícil!) na tela.

Enfim, uma sucessão de escolhas erradas, é o que melhor define essa comédia de L. Brooks.

Junte-se à falta de carisma generalizada, um ritmo excessivamente lento, e tem-se um filme que não anda, não evolui. O que torna a suas absurdas 2 horas de duração parecendo ainda mais longas....

Não foi dessa vez que James L. Brooks conseguiu emplacar novamente.


por Melissa Lipinski
--------------------------------


Não me recordo de ter assistido uma comédia romântica com diálogos non sense. Mas esse "Como Você Sabe" tem vários desses diálogos malucos e que funcionam na interação do casal principal Lisa e George (Reese Witherspoon e Paul Rudd).

Tenho que admitir que foi muito estranho ver Jack Nicholson "normal". Ele que semrpe é cheio de caretas nesse filme faz um papel mais comedido e por isso não chama a atenção. Já Matty (Owen Wilson) derrapa nas cenas. Não captar muito desse personagem.

Já o casal principal tem uma interação interessante que segura por um tempo o filme mas os dilemas dos dois personagens são mal apresentados, mal utilizados e em vários momentos são deixados de lado.

Além disso tudo o filme é longo demais, uma meia hora a menos não faria falta.


por Oscar R. Júnior


 

Um comentário:

Rafael W. disse...

Quero ver só por causa do Paul Rudd, que é um execelente comediante e ator.

http://cinelupinha.blogspot.com/