sábado, 12 de março de 2011

Um Parto de Viagem

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Parto de Viagem, Um (Due Date, 2010)


Estreia oficial: 3 de novembro de 2010
Estreia no Brasil: 5 de novembro de 2010
IMDb



Todd Phillips é um diretor de filmes 'masculinos'. Explico. Em seus filmes, as mulheres não têm vez, não há personagens femininos interessantes, elas são sempre o interesse romântico do protagonista, como em "Caindo na Estrada" (Road Trip, 2000), as esposas chatas como em "Dias Incríveis" (Old School, 2003), as gostosonas de biquini como em "Starsky & Hutch" (2004), prostitutas doces ou esposas histéricas como em "Se Beber, Não Case" (The Hangover, 2009), ou simplesmente alguém do outro lado do telefone, como neste seu mais novo filme, "Um Parto de Viagem" (Due Date, 2010).

Não que isso seja exclusividade do diretor. Esse tipo de comédia já é quase um gênero. Tanto que esse filme é uma versão atual de "Antes Só do que Mal Acompanhado" (Planes, Trains & Automobiles, 1987), dirigido por John Hughes e estrelado por John Candy e Steve Martin. Porém, Todd Phillips tem seu diferencial. E o politicamente incorreto parece ser uma de suas marcas, já que o diretor não mede esforços para fazer humor.

Bom, a história, como no filme de John Hughes, é sobre o encontro inusitado de dois homens completamente diferentes que acabam embarcando em uma viagem cruzando os EUA. Porém as semelhanças param por aí, já que os personagens não poderiam ser mais diferentes dos que os da produção de 1987.

Robert Downey Jr. é o retrato do 'almofadinha' contemporâneo, que vive dentro dos conformes. Já Zach Galifianakis é o oposto: um 'projeto' de ator, nada convencional. E é na química entre os dois personagens que reside o 'algo mais' do longa. Downey Jr. é um ator sempre competente, Galifianakis é sempre hilário, e a conjunção destas duas figuras gera situações inusitadas e boas gargalhadas.

É justamente na crítica do 'politicamente correto' que está o melhor do filme, e o melhor do cinema de Todd Phillips. Não é tão bom quanto "Se Beber, Não Case", mas é bastante engraçado.


por Melissa Lipinski
-------------------------


Comédia escrachada. A história é bem bobinha. O filme é tolo mas consegue ter algumas cenas engraçadas.

Só conheço Zach Galifianakis, tipo muito, muito estranho, pois já vi algo parecido no "Se Beber, Não Case" (The Hangoover, 2009) e na série "Bored to Death". Já Robert Downey Jr. é só o cara extressado o filme inteiro.

Ou seja, dei algumas risadas, achei algumas cenas apelativas demais e por aí vai.


por Oscar R. Júnior


Nenhum comentário: