sábado, 5 de março de 2011

Kick-Ass - Quebrando Tudo

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Kick-Ass - Quebrando Tudo (Kick-Ass, 2010)

Estreia oficial: 26 de março de 2010
Estreia no Brasil: 18 de junho de 2010
 
IMDb



Este "Kick-Ass" é inspirado em quadrinhos homônimos, os quais não conheço e, portanto, não saberia dizer se a adaptação foi precisa. Mas, como obra audiovisual, funciona.

O filme gira em torno de Dave Lizewski (Aaron Johnson), um 'nerd' que, fã de quadrinhos, decide transformar-se em um super herói da vida real, dando vida a seu alter-ego, Kick-Ass. Porém, logo Dave nota que a vida real não é como nos quadrinhos, e o que ele mais faz, é tomar porrada. Tanto, que acaba tendo tantas placas de metais pelo corpo que não sente muita dor. Por outro lado, Kick-Ass acaba conhecendo alguns 'heróis' pelo seu caminho, como Big Daddy (Nicolas Cage) e Hit Girl (Chloe Moretz).

"Kick-Ass" é um filme interessante, pois, por mais que seja um filme voltado para adolescentes, não faz reservas quanto ao uso da violência. E é mérito do diretor Matthew Vaughn ter encontrado o equilíbrio ideal entre o humor que cerca o longa e a violência que permeia as sequências de ação. Assim, o filme consegue transitar eficientemente entre a comédia (que vem principalmente quando Dave assume seu alter ego) e a violência, que não poupa ninguém, nem a pequena Mindy (ou Hit Girl).

A fotografia de Ben Davis também é eficiente ao utilizar cores bem contrastantes e intensas, relembrando o universo dos quadrinhos.

Mas, o filme jamais funcionaria se não fosse pelo carisma de seus protagonistas. Aaron Johnson (até então desconhecido) compõe de forma correta o adolescente inseguro e 'normal', com o qual o espectador é facilmente identificado. Nicolas Cage está bem como Big Daddy/Damon Macready, um sujeito que busca sua vingança pessoal usando sua pequena filha Mindy para ajudá-lo. E é justamente a pequena Chloe Moretz quem rouba a cena, com sua invencível Hit Girl. O carisma da menina é insuperável, e sua composição transita entre a doçura de uma menina de 11 anos, e a segurança de uma assassina de vilões. E é mérito da atriz se realmente acreditamos que aquela garotinha seja capaz de fazer o que faz, inclusive sendo ela a responsável por enfrentar o grande vilão do filme.

Enfim, "Kick Ass" pode não agradar a todos, já que a grande quantidade de violência pode chocar a muitos. Mas a verdade é que é um filme bastante corajoso justamente por usar mostrar tal violência, já que a história se passa no "mundo real". E nada mais real do que sangue jorrando quando alguém é baleado ou quando uma perna é cortada por uma espada.

Acabei de ler que farão uma continuação. Espero que esta não decepcione. Afinal de contas, a Hit-Girl não mereceria estar numa 'bomba'.

Fica a dica!



por Melissa Lipinski
----------------------------


Era para ser um filme non-sense mas puxando pra comédia. Bem, acho que tem vários pontos cômicos, mas o filme se passa no sangue. Daí não fica tão engraçado. Pelo menos achei isso.

Dos personagens o mais interessante é a Hit-Girl/Mindy (Chloe Moretz). Muito boa essa garotinha que já tinha brilhado no filme "
(500) Dias com Ela".

No geral, rende umas gargalhadas pelas situações.


por Oscar R. Júnior



Nenhum comentário: