terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Homem de Ferro

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Homem de Ferro (Iron Man, 2008)

Estreia Oficial: 30 de abril de 2008
Estreia no Brasil: 30 de abril de 2008
IMDb


 
"Homem de Ferro", como todo primeiro filme de um super-herói, é um filme que mostra como ele 'nasceu'. Aqui, é o milionário mulherengo Tony Stark (Robert Downey Jr.) quem, depois de quase morrer em um atentado no Afeganistão, se transforma no poderoso Homem de Ferro.

Porém, mesmo sendo um longa de apresentação, o filme não perde tempo com explicações desnecessárias, e parte diretamente para a ação, prendendo logo a atenção do espectador. Aliás, as sequências de ação são muito bem dirigidas por Jon Favreau.

O longa acerta também na sua parcela de crítica social, ao enfocar a indústria armamentista e a sua repercusão (claro que não de forma tão contundente como o fez "O Senhor das Armas", 2005).

Mas é claro que o grande destaque deste "Homem de Ferro" é o carisma de seu protagonista. Tony Stark é um gênio. E ele sabe disso. E, assim como todo gênio, é cínico e sarcástico ao extremo. Não bastasse tudo isso, ele sabe usar todo o seu charme de forma a seduzir as mulheres. E Robert Downey Jr. encarna Tony Stark com perfeição.

Além de Downey Jr., Jeff Bridges também está muito bem, como Obadiah Stane, e não se entrega ao óbvio, evitando construir um vilão caricato (tão comum em filmes de super-heróis), ainda que o roteiro peque em não explicar exatamente quais são as motivações que façam o sujeito ter tanta raiva de Stark a ponto de querer eliminá-lo. Já Gwyneth Paltrow consegue a façanha de transformar a sua Pepper Potts em algo mais do que o simples interesse romântico do herói, tornando-a bastante carismática.

E aqui vai uma curiosidade: o computador particular de Tony Stark, Jarvis, que é também seu grande companheiro, é dublado pelo talentoso Paul Bettany, que consegue transmitir humor e irreverência apenas com sua voz.

Enfim, bastante superior a outros filmes de herói que vemos por aí (apenas gosto mais das franquias "Batman" - os do Christopher Nolan; e "X-Men" - exceção feita a "X-Men Origens: Wolverine", de 2009), "Homem de Ferro" é divertido o suficiente, tem ação o suficiente, e um protagonista suficientemente carismático. Uma ótima diversão.

Fica a dica!


por Melissa Lipinski

-------------------------


Iron Man, aí está um filme baseado em quadrinhos que eu realmente gostei. Das adaptações da Marvel Comics para o cinema, somente deste "Homem de Ferro" e de "X-Men" que eu gostei. A adaptação do "Homem-Aranha" não chega a me incomodar, mas não me apeteceu.

Robert Downey Jr. está fabuloso nesse papel. Parece que foi feito pra ele. Ele está em casa e sua interação com o resto do elenco é formidável. Obviamente o restante do elenco também está muito bem, com destaque para a Gwyneth Paltrow e para Jeff Bridges.

Muito bom. Recomendo.


por Oscar R. Júnior


Nenhum comentário: