segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O Turista

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Turista, O (The Tourist, 2010)

Estreia Oficial: 10 de dezembro de 2010
Estreia no Brasil: 21 de janeiro de 2010
IMDb



Acabei de descobrir que este "O Turista" é uma regravação de um filme francês de 2005, "Anthony Zimmer - A Caçada", ao qual não assisti. E, se depender das más impressões deixadas pelo longa estadunidense, nem vou assisti-lo.

O diretor Florian Henckel von Donnersmarck (que ganhou o Oscar por "A Vida dos Outros", 2006) faz um trabalho sem personalidade aqui, e desperdiça o que poderia ter se tornado uma boa história. Mas, a verdade é que o próprio roteiro não coopera, já que trata de uma trama tola protagonizada por personagens mais tolos ainda - pior do que tolos, burros eu diria.

Von Donnersmarck jamais consegue estabelecer um bom ritmo em sua narrativa - e olha que estamos falando de um filme de ação! Assim, até mesmo as sequências mais 'agitadas', como uma perseguição de barcos pelos canais de Veneza ou uma fuga pelos telhados dessa mesma cidade por exemplo, soam aborrecidas. Mas, pior do que as sequências de ação são suas desastrosas tentativas em fazer humor, já que as piadas são sem timing e sem graça.

Juntando-se a isso, as atuações medianas de Angelina Jolie e Johnny Depp contribuem para o desastre do filme. Não que a culpa seja toda dos atores, já que, nem por mágica, conseguiriam consertar o roteiro mal escrito. Depp até tenta, com todo seu talento, compor um personagem mais crível, atribuindo pequenos detalhes ao seu personagem. Mas não se pode dizer o mesmo de Angelina Jolie, que age como se esse longa fosse mais uma sequência de "Tomb Raider", e está sempre acima de tudo e de todos (not in a good way), inabalável. Realmente querem que nós, espectadores, acreditemos que sua personagem seja mais inteligente e mais competente que toda a Scotland Yard?!? Um pouco demais, não é mesmo? Assim, a junção dessas dois 'astros' de Hollywood mostra-se incrivelmente desinteressante e decepcionante.

Já os coadjuvantes nada podem fazer com seus personagens incrivelmente burros que são, a todo momento, ludibriados pela dupla protagonista. Paul Bettany, Timothy Dalton e Steven Berkoff são totalmente desperdiçados.

Sem contar a trilha musical, que parece estar em todas as cenas do filme, e torna-se cansativa demais.

Enfim, não dá pra elencar o que é pior nesse projeto… Roteiro? Direção? Atuações? E, dito isto, não consigo entender a indicação de "O Turista" para tantos prêmios no
Globo de Ouro. Ou melhor, conhecendo um pouco do retrospecto dessa premiação, até dá pra imaginar o lobby que deve ter rolado nos bastidores… Decepcionante!


por Melissa Lipinski

------------------------------


Bem, mais uma péssima regravação. "O Turista" é baseado no filme "Anthony Zimmer - A Caçada" (Anthony Zimmer, 2005). Dirigido por Florian Henckel von Donnersmarc, alemão que ganhou o Oscar de filme estrangeiro com o "A Vida dos Outros" (Das Leben der Anderen - 2006).

O filme começa com o freio de mão puxado. Arrastado quase parando. Um blá
blá blá sem fim no trem. Depois de uma meia hora ele fica um pouco mais interessante e mais ágil. Mas sem uma história coerente e interessante, não rola uma química entre nós espectadores e o que se vê na tela.

Johnny Depp e Angelina Jolie são bons atores mas não estão nada bem nesse filme. Totalmente mal aproveitados e também totalmente sem carisma.

Por fim, final óbvio do filme. Blargh.

Logo, Florian que encantou Hollywood com seu "A Vida dos Outros", não foi feliz com esse filme feito em terreno estadunidense. Acontece.


por Oscar R. Júnior


Nenhum comentário: