sábado, 8 de janeiro de 2011

A Mentira

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Mentira, A (Easy A, 2010)

Estreia Oficial: 17 se tembro de 2010
Estreia no Brasil: sem data prevista
IMDb



"A Mentira" poderia ser mais uma daquelas comédias bobas adolescentes… Pois tem tudo que um desses filmes do gênero precisam: clichês e mais clichês. Porém a sua salvação está nos personagens engraçados (apesar de caricatos), nos diálogos rápidos e inteligentes, nas referências às comédias românticas dos anos 80, e na sua protagonista.

A história é simples: uma garota do ensino médio que ninguém dava bola, passa a ser o centro das atenções do colégio e a mais popular das alunas, depois que começam a espelhar uns boatos a respeito de suas supostas atividades sexuais. Nada de novo, não é mesmo? Mas acontece que essa base clichê vem recheada de referências que vão desde a origem do seu título original - "Easy A" - baseado na "Letra Escarlate"; até as comédias românticas dirigidas por John Hughes nos anos 80. Aliado a isso, uma boa dose de diálogos rápidos e crîticos, dão o toque especial.

E Olive, protagonizada por Emma Stone, leva o filme nas costas. Ela domina a cena e parece muito à vontade no papel. Com o perdão do trocadilho, ela ganha o espectador no seu primeiro "A". Mas não é a única. Os pais da garota, feitos por Stanley Tucci e Patricia Clarkson são os responsáveis por boa parte das risadas do filme, interpretando pais liberais e companheiros, sua interação com os filhos geram ótimos diálogos. Lisa Kudrow, como a psicóloga (um tanto quanto perturbada) do colégio, também está muito bem. As participações de Malcolm McDowell e Thomas Haden Church também são boas. E Amanda Bynes, como uma aluna que segue o cristianismo radicalmente, consegue arrancar algunas risadas. Mas o filme é mesmo de Emma Stone. Encantadora!

A trilha musical também é empolgante, com sucessos atuais e da década de 80.

Bom, falar o que mais? Tenho que admitir que essa comédia boba me cativou com sua inteligência inesperada e sua sensibilidade madura.

Fica a dica!


por Melissa Lipinski

------------------------------

 
É um tipo de comédia de temática adolescente mas que eu gosto. Gosto mesmo. Diálogos rápidos e bem construídos. Personagens excelentes e elenco bem escalado. Faço um destaque para os pais da Olive, interpretados por Stanley Tucci e Patricia Clarkson.

Vale a pena, recomendo.


por Oscar
R. Júnior
 



 ------------------------------

P.S. E com esse comentário, chegamos à marca de 100 filmes comentados desde que estreamos o blog!
Viva!!! 

Nenhum comentário: