terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Following

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Following (1998)

Estreia Oficial: 06 de maio de 1999
Estreia no Brasil: Não ocorreu
IMDb



"Following" era o único filme de Christopher Nolan que ainda não tinha visto, então, felizmente, surgiu essa oportunidade. O longa de estreia do diretor é muito bem construído, e possui carcaterísticas dos seus filmes posteriores.

A narrativa é toda fragmentada, não segue a ordem cronológica dos acontecimentos (recurso que o diretor potencializa em "Amnésia" (Memento), de 2000. Isso faz com que nós, espectadores, a toda hora tenhamos que aguçar nosso raciocínio para irmos montando o filme e acompanhando o desenrolar dos fatos. Muito bom!

Uma curiosidade que notei é que o único personagem que é nomeado, é o ladrão Cobb. Seria uma coincidência o personagem de Leonardo DiCaprio também ter o mesmo nome em "A Origem" (inception, 2010) e, de certa forma, também ser um ladrão? Eu acredito que não. A pergunta que fica é: seria apenas uma auto-referência ou Nolan atribui outro significado a isso?

Mas, voltando ao filme. Além da montagem muito bem construída, a estética também chama a atenção e ajuda a contar a história. A escolha do diretor pelo preto e branco não foi ao acaso, já que ele potencializa a confusão na identificação imediata dos personagens. Há cenas em que fica difícil ver, num primeiro momento, qual personagem que está ali, e a não linearidade das cenas também ajuda para isso.

Enfim, um roteiro simples e bem escrito, que ganha muito com as opções do diretor de montagem e fotografia, potencializado por boas atuações. Ou seja, um grande filme de baixo orçamento.

Christopher Nolan já dava indícios do grande diretor que viria a se tornar.

Fica a dica!


por Melissa Lipinski

-----------------------

 

Um verdadeiro achado esse filme. Não foi lançado no Brasil. Na verdade nem tem título em português. É o primeiro longa do Christopher Nolan. Esse era o único longa dele que não havia assistido ainda, e valeu a pena.

Caracterizado numa estética similar a do filme "Acossado" (À Bout de Souffle, de Jean-Luc Godard, 1960). Isso se deve ao narrador-personagem, que nos conduz pelo filme. O filme é todo centrado nele e não sabemos o nome dele durante o filme todo. Muito interessante.

Faço o destaque da fotografia. Muito bem pensada e executada. Com um alto contraste, ela nos emerge no clima e angústia que o personagem principal está passando.

A montagem do filme é extraordinária. Uma montagem fragmentada, nos fazendo a todo momento ter que pensar e montar mentalmente o filme de forma linear.

Recomendo para todo mundo.

Abraços.


por Oscar R. Júnior


2 comentários:

eversondurden disse...

acabei de assitir
e realmente muito bom, assino embaixo doq vcs comentaram..
ironia do destino? na porta do apartamento do protagonista tem o simbolo do batman

eversondurden disse...

ah, o protagonista fala o nome sim
Bill
no começo na cena do café, hehe