terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Inverno da Alma

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Inverno da Alma (Winter's Bone, 2010)

Estreia Oficial: 17 de setembro de 2010
Estreia no Brasil: 28 de janeiro de 2011



"Inverno da Alma" não é um filme para qualquer espectador. Ritmo lento. História centrada nos personagens. Personagens fortes. Muitos diálogos. Se você não tem a predisposição para este tipo de Cinema, passe longe. Mas, para quem gosta de um bom filme, ou simplesmente para quem gosta de Cinema, é uma ótima pedida.

Como eu falei, o ritmo do filme é lento. Vai na cadência da personagem central, Ree Dolly (Jennifer Lawrence), procurando por seu pai desaparecido. À medida em que ela vai atrás de seu pai, vamos conhecendo as demais personagens e desvendando, aos poucos, a história do longa. E, junto com a protagonista, o espectador vai montando o quebra-cabeças do pai desaparecido.

O filme baseia-se nas atuações. E que atuações! Uma mais forte do que a outra. De Dale Dickey, como a vilã Merab, cuja composição chega a dar raiva. Passando por John Hawkes, o tio Teardrop Dolly, cuja atuação balanceada gera um personagem tridimensional e (portanto) realista, cheio de defeitos e contradições ao mesmo tempo em que mostra força e qualidades. Até Jennifer Lawrence, a protagonista até então deconhecida, e que leva o filme nas costas. Ela cria uma personagem comovente, com uma força que muitas atrizes pra lá de experientes nunca encontraram.

Finalizando, a fotografia, os cenários e a trilha musical dão o tom certo para uma história que passa num lugar que mais parece o fim do mundo. Um ambiente frio e desolado.

Enfim, uma ótima pedida. Uma pedida lenta, é verdade. Mas ainda assim, uma ótima pedida.

Fica a dica!


por Melissa Lipinski
----------------------------


O filme se passa num lugar desértico e gelado. A fotografia do filme contribui para essa sensação de que estão no fim do mundo. Como se isso não bastasse, a adolescente Ree (Jennifer Lawrence) tem que cuidar da mãe doente e dos dois irmãos menores. A atuação da personagem principal é brilhante. Entramos no jogo de seguir com ela para tentar encontrar o pai.

Outra atuação que merece destaque é a do tio da personagem principal, Teardrop (John Hawkes). Ele é o único que quase rouba a cena da protagonista.

Bem, o roteiro é excelente, com um final à altura. Uma boa pedida.


por Oscar R. Júnior

 


Nenhum comentário: