segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Wall Street - Poder e Cobiça

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Wall Street - Poder e Cobiça (Wall Street, 1987)

Estreia Oficial: 11 de dezembro de 1987
IMDb


“Wall Street” foi o primeiro filme de Oliver Stone depois que ele ganhou o Oscar (de melhor filme e direção) por “Platoon”, e o diretor e roteirista não decepciona. O filme é um bom retrato da bolsa de valores de Nova York e de empresários inescrupulosos nos anos 80.

O roteiro, escrito por Stone e Stanley Weiser, é bem escrito e, junto com a edição, confere um bom ritmo à narrativa. A direção segura de Oliver Stone faz com que a história seja contada de maneira a deixar o espectador sempre atento à trama, que não é complicada, mas precisa de um pouco de atenção para que não se perca no emaranhado de artimanhas e golpes feitos pelos protagonistas.

Quanto aos atores, são a alma do filme. Principalmente Michael Douglas, que está impecável. Não foi à toa que o ator levou o Oscar. Seu Gordon Gekko é perversamente manipulador e calculista, um capitalista no pior sentido da palavra. Charlie Sheen também está muito bem e segura as pontas contracenando com Douglas. Há também Martin Sheen (pai de Charlie no filme e na vida real) e Terence Stamp em boas participações. O elo fraco nas atuações fica por conta de Daryl Hannah, que não está à altura dos demais, mas não compromete o resultado final do filme.

Enfim, um bom esboço do mercado financeiro estadunidense da década de 80, época em que as informações eram passadas via telefone e papéis, e as ações compradas na base do grito, ainda sem o advento da internet. Às vezes é bom relembrar...

Fico na espera de “Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme”, a continuação também dirigida por Oliver Stone. Mal vejo a hora de rever Gordon Gekko para conferir se ele continua com os mesmos princípios, já que segundo ele: “A ganância é boa” (greed is good)... Será que, ainda hoje, tudo é movido pelo dinheiro? Acho que o mundo não mudou tanto assim afinal de contas...


por Melissa Lipinski
--------------------------------------------

Dificil falar sobre esse filme, mas vamos tentar.

No início do filme ficamos perdidos com o linguajar da bolsa de valores, e vamos nos acostumando (ou deixando pra lá) com o passar do filme.

A história é bem construída e interpretada. Conseguimos perceber bem a cobiça do Bud Fox (Charlie Sheen) e toda a perspicácia do Gordon Gekko (Michal Douglas).

A trilha está bem colocada, assim como a montagem, bem situada.

Como o filme foi feito e se passa na década de 1980, é interessante olhar a tecnologia de ponta (da época) que tem no filme, como alguns utensílios de cozinha e os aparelhos de celular deles, que são gigantes.

Recomendo a todos, e recomendo antes de assistir a continuação: "Wall Street - O dinheiro Nunca Dorme".


por Oscar R. Júnior



Nenhum comentário: