sábado, 18 de setembro de 2010

Os Mercenários

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Mercenários, Os (The Expendables, 2010)

Estreia Oficial: 3 de agosto de 2010
Estreia no Brasil: 13 de agosto de 2010

IMDb



Nossa! O que falar desse "Os Mercenários"? O filme, de tão ruim, chega a ser engraçado! Acho que é a melhor definição.

Imagino que muito marmanjo deva ter tido orgasmos de ver ícones dos anos 80, como Sylvester Stallone, Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger, Dolph Lundgren, Jet Li e Mickey Rourke dividindo a tela... Pena que a junção não deu muito certo, e tudo por culpa do próprio Stallone, co-roteirista e diretor do projeto.

Ainda que eu admita que a possibilidade de ver esses 'heróis' em cena era empolgante - afinal, muitos deles marcaram minha infância/adolescência, eu tinha medo da simples reunião bastar, e os produtores não se importarem se o filme realmente possuía um roteiro ou não... E os meus receios revelaram-se a triste realidade. O filme não tem enredo nenhum! Admito que é legal ver os rostos envelhecidos desses ícones - e, no caso de Lundgren e Stallone, com muita plástica. Mas isso não basta para segurar um filme. Logo na primeira sequência já dá pra ter uma ideia do tom que o filme vai assumir, com uma morte tão tosca, mas tão tosca, que chega a ser engraçada!

Ainda que alguns diálogos sejam engraçados - como na cena em que acontece a reunião dos 3 ex-sócios: Stallone, Willis e Schwarzenegger, este último fala que vai deixar o trabalho para o personagem de Sly, pois é ele quem gosta de se embrenhar na selva (numa alusão mais do que óbvia a "Rambo") - a maioria dos diálogos é sofrível e sem graça.

Para piorar, as cenas de ação são editadas de forma frenética, deixando qualquer espectador mais do que tonto, já que nunca se sabe quem está lutando com quem, ou o que realmente está acontecendo na briga em questão. Nessas partes realmente deu saudades dos antigos filmes protagonizados por esses atores.

Daí vocês podem perguntar: "então por que a uma estrela aí de cima"? Respondo: Mickey Rourke. Ele é a única coisa boa do filme. Há uma cena, em especial, que ele quase consegue comover... Quase! Afinal, é impossível com aquelas falas! Mas nessa cena vê-se a diferença entre um bom ator e um bom protagonista de filmes de ação...

Ufa! Quando chegaram os créditos finais... agradeci! Mas tenho que admitir que achei bastante cômica algumas situações... O quê? Não eram para ser engraçadas? Affffffff!


por Melissa Lipinski
 


P.S: Incrível como Dolph Lundgren parece um Homem de Neandertal loiro. Ele mal consegue articular as palavras... acho que de tanta pancada que levou ao longo de sua carreira.
----------------------------

 

Mais um filme que fui sem expectativas de ser bom. Sabia que teria só explosões, tiros e mortes. Bem, mas não sabia que os diálogos e situações seriam tão, mas tão, esdrúxulas.

O filme é totalmente centrado no Sylvester Stallone e no Jason Statham. Os dois "coleguinhas" de trabalho que já estão há muito tempo juntos. O Dolph Lundgren parece um neandertal que nem consegue falar direito. O Jet Li só faz macaquices. Prefiro o Terry Crews como pai do Chris (da série "Todo Mundo Odeia o Chis"). Ou seja, todo um elenco de musculosos, vários com milhares de plásticas devido à idade avançada, e juntos no mesmo filme.

A história é bem fraca, mas vou me prestar a citar algumas situações. No "Rambo" é o Stallone contra todo mundo. Nesse são os mercenários, uns 7, contra todo um exército. Atiram em todos e não levam nenhum tiro. Correm para um avião, pra conseguir fugir e conseguem, como se nenhum dos caras do exército tivesse uma arma capaz de derrubar um avião de pequeno porte, como a usada contra um helicóptero em outra cena. O grande chefe do tráfico, a pessoa que lucra com o tráfico também está lá no meio do mato. Atirando e fugindo. Claro, porque não. Ele poderia estar em Nova York ou Washington em um luxuoso escritório curtindo a vida mas prefere estar num país sul americano lidando direto com os fabricantes das drogas.

E para fechar a bagaça. O segurança do "bad guy" é um gigante. E ele luta com o Stallone e dá uma surra nele. Depois disso é outra pessoa que o mata. Um cara que nem sei quem é. Que broxante. Eu esperava uma revanche ao menos. Mas não foi possível.

No mais, eu sobrevivi a este filme mas não recomendo.


por Oscar R. Júnior

 


Nenhum comentário: