terça-feira, 14 de setembro de 2010

Karatê Kid


ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Karatê Kid (The Karate Kid, 2010)

Estreia Oficial: 11 de junho de 2010
Estreia no Brasil: 27 de agosto de 2010
IMDb



Bom... "Karatê Kid" (o original, de 1984) marcou a minha infância... Assistia a toda hora nas (agora) longínquas "Sessões da Tarde"... E como eu gostava da trama que envolvia o Sr. Miyagi e Daniel Sun... Confesso que depois de adulta, não revi o filme uma vez sequer... Mas a lembrança é boa. E foi por isso que tive tamanha relutância em assistir a essa nova versão... Será que as minhas doces lembranças seriam maculadas?

Mas enfim, tomamos coragem e fomos assisti-lo. E, para minha grata surpresa, o filme funciona. Claro que o nome dado a essa nova versão só serve como homenagem, pois de Karatê esse novo filme não traz nada... Fico me perguntando porque não chamá-lo de "Kung Fu Kid"? Será que o público não iria fazer a correlação lógica com o filme de 1984? Acho meio sem sentido chamar de "Karatê Kid" um filme que se passa na China e tem o Kung Fu como seu tema principal... Mas enfim... quem entende Hollywood?

Mas vamos ao filme. Ele funciona sim! Claro que o roteiro é praticamente igual ao de seu filme original, a mesma estrutura, as mesmas situações, os mesmos personagens - só mudando nomes, locais em que se passa a trama e a faixa etária dos protagonistas. Tudo está lá... O fato de Daniel... ops! Dre (Jaden Smith) morar apenas com a mãe, mudar-se para uma nova cidade (no caso, um novo país, a China), envolver-se em brigas com os valentões do colégio, se interessar por uma menina, apanhar dos valentões do colégio, querer aprender a arte marcial em questão (como a própria mãe de Dre diz no filme: "Karatê, Kung Fu, tanto faz!"), ser ensinado pelo zelador do prédio, que se revela um mestre da arte marcial, os treinamentos nem um pouco convencionais, o torneio... Enfim, tudo igual! Até a famosa frase do Sr. Miyagi (agora Sr. Han), em que "não existem maus alunos, e sim, maus professores" está lá...

Falei que o filme funciona... pena que pare por aí... Pois apenas funciona, enquanto poderia ser uma versão aprimorada da obra original. Tem pontos positivos, dos quais eu chamaria a atenção para as atuações. Jaden Smith (como já provara em "À Procura da Felicidade") tem bastante carisma (algo que deve ter puxado de seu pai, Will Smith), e funciona bem, particularmente nas cenas em que está aprendendo Kung Fu. Mas é Jackie Chan quem domina o filme. Longe de exibir o bom humor habitual, ele aparece com o aspecto cansado, e convence! Não só nas cenas em que tem que mostrar sua já conhecida destreza nas artes marciais, mas surpreendentemente, numa cena dramática, onde é revelado um acontecimento do seu passado. Confesso que me surpreendeu.

Outro ponto a se destacar são as brigas do começo, onde o protagonista apanha (e como!), muito bem coreografadas, com especial destaque à briga onde o Sr. Han intervém e faz com que os adversários sejam nocauteados pelos seus próprios golpes. Acho que é a única sequencia de luta em que o diretor Harald Zwart acerta, já que nas demais a câmera nervosa e os milhões de cortes por segundo fazem com que não consigamos acompanhar as lutas com clareza. Diferente da cena em que citei, elegantemente coreografada e decupada.Porém, essa nova versão de "Karate Kid" mostra-se demasiadamente piegas em suas situações e diálogos, o que acaba por comprometer o resultado final. Mas talvez o pior tropeço seja a brutalidade dos confrontos finais - no torneio. Afinal de contas são crianças brigando (em torno dos 12 anos de idade). Mas o que se vê são golpes tão duros e violentos que deixariam qualquer adulto bombado quebrado no chão. E o que o diretor pensava que iria tornar as lutas mais chocantes acabam por fazê-las irreais, já que em momento nenhum consegui imaginar crianças como aquelas deferindo golpes de tamanha magnitude e crueldade...

Sem contar que a bela trilha sonora do original é substituída pela chatíssima canção interpretada pelo igualmente chatíssimo e medíocre Justin Bieber... um tormento para os ouvidos.

Vale, enfim, ver o filme pela ótima interação entre os protagonistas, pelo carisma de Jaden Smith, e, principalmente, por Jackie Chan... Até que não foi uma decepção tão grande como pensei que seria....


por Melissa Lipinski
--------------------------------


Admito que não estava muito afim de assistir a esse filme. Uma regravação, e agora não é mais karatê, e sim Kung-Fu e o nome continua o mesmo? Como assim?

Mas assistimos ao filme.

A base da história é a mesma. Garoto que se envolve numa briga, o mestre que o treina, a competição para "lavar" a honra. Mesmo assim a história é cativante. Jakie Chan e Jaden Smith surpreendem em seus personagens. As cenas do treinamento e das lutas são bem coreografadas.

Em resumo: Apesar de ver adolescentes em brigas feitas até vale a pena assistir a esse filme. O que eles erraram feio foi manter esse nome. Não tem nada a ver!

Até.



por Oscar R. Júnior



Nenhum comentário: