quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Salt

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Salt (Salt, 2010)

Estreia Oficial: 19 de julho de 2010
Estreia no Brasil: 30 de julho de 2010

IMDb





"Salt" é como uma mistura de "Identidade Bourne" e "Nikita", porém sem a profundidade do roteiro do primeiro, e o fato de ter uma assassina fria que mata sem pensar duas vezes do segundo... Porém, o resultado final não se compara nem com a trilogia de Bourne (da qual gosto muito), nem com o filme de Luc Besson... "Salt" é muito mais superficial e caricato.

A protagonista de Angelina Jolie não consegue fazer com que o espectador identifique-se com ela, já que sempre é mostrada com uma certa superioridade... Ela é a melhor espiã, a melhor lutadora, a agente mais inteligente... Enfim, ninguém é páreo para ela, e a facilidade com que ela passa por todos os seus obstáculos faz com que o filme perca a sua força, e, inclusive, soe até um pouco cômico.

O diretor Phillip Noyce acaba agarrando-se às sequências de ação para levar o filme, o que acaba dando certo, já que o longa não passa disso: um filme de ação eficiente, com cenas bem dirigidas e coreografadas. Mas é só... não há sutilezas no roteiro... até a dúvida que envolve a personagem-título ser ou não ser uma espiã russa é logo desmascarada, e os conflitos são rasos e óbvios demais. Meu destaque fica para a cena de um assassinato que envolve uma algema... é a cena mais forte do longa.

Mas enfim, Angelina Jolie é Angelina Jolie. E a atriz convence como a super-espiã, já que seu vigor físico parece não ter fim. Da mesma forma, Noyce não se faz de rogado e parece exaltar a beleza da protagonista a todo momento, com cenas que revelam aos poucos o rosto da atriz, em toda sua beleza.

No fim, "Salt" não passa de um filme de ação eficiente, mas superficial, que tem uma protagonista que cativa mais pelo carisma da sua intérprete do que da sua personagem... Como diria meu irmão, "deixe o cérebro no armário" e curta a ação... e a beleza de Angelina, é claro!


por Melissa Lipinski

 


Nenhum comentário: