quarta-feira, 19 de maio de 2010

Antes Que o Mundo Acabe

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Antes Que o Mundo Acabe (2009)

Estreia Oficial | no Brasil: 14 de maio de 2010
IMDb



"Antes Que o Mundo Acabe" é um filme leve, despretensioso e envolvente. Você começa a assistir e é levado por aquela história descomprometida, sem se importar muito com sua forma e conteúdo.

E isso se deve principalmente à química entre os protagonistas. Os três personagens principais - Daniel (Pedro Tergolina), Mim (Bianca Menti) e Lucas (Eduardo Cardoso) - chamam a atenção e a trama que os envolve lembra em muito (e deve ser baseada em) "Jules e Jim", de François Truffaut - embora não com a mesma força que o longa francês, é claro.

Mas, quem chama mesmo a atenção é a narradora da história, a irmã mais nova de Daniel - a pequena Maria Clara, interpretada pela novata Caroline Guedes. Parecendo mais uma experiente atriz, é ela quem rouba a cena e acaba lembrando, em seu jeito, a então pequenina Abigail Breslin em "Pequena Miss Sunshine".

Na verdade, o que mais me incomodou no filme foi o forte sotaque gaúcho do elenco. E a mixagem de som - sempre parece que as vozes dos atores vem de um lugar extra-diegético, e não da cena onde eles aparecem.

O roteiro tem falhas sim, tem recursos bastante usados e soluções óbvias para certos conflitos, mas, como falei antes, isso acaba passando batido, já que o carisma dos persoangens cativa. E acabamos envolvidos por aquele mundo adolescente, cheio de descobertas, conflitos, mudanças de humor, onde qualquer coração partido parece ser a pior dor de todas e aquele amor do colégio parece ser para sempre...


por Melissa Lipinski
---------------------------


A proposta do filme é muito interessante, achei o roteiro bem fechado, sem problemas na sua estrutura. Gostei também do uso de atores menos conhecidos (ou conhecidos somente no Rio Grande do Sul).

A diretora Ana Luiza Azevedo já dirigiu alguns curtas como "Dona Cristina Perdeu a Memória" (assista aqui), e co-dirigiu com Jorge Furtado o "Barbosa" (assista aqui). Esses dois já assisti e gostei muito.

Gostei dos aspectos técnicos, quase todos. A fotografia, a montagem, os gráficos estão bem legais, ajudam a história. Já a dublagem... nem tanto. Na verdade o problema não foi a dublagem, que estava bem sincronizada, o problema mesmo foi a mixagem, que dai mesmo com a voz em sincronia com a boca do ator, a mesma soava estranho, limpa demais. Isso me afastava do filme.

E outra questão que me afastava do filme foi o sotaque. Não tenho nada contra os gaúchos, mas o sotaque gaúcho generalizado sempre me incomoda.

No mais quero fazer uma ressalva para a personagem mirim Maria Clara (Caroline Guedes) que interpreta a irmã mais nova do personagem principal, e que rouba a cena todas as vezes em que aparece em cena, incrível.


por Oscar R. Júnior


Nenhum comentário: