quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O Segredo de Kells

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Segredo de Kells, O (The Secret of Kells, 2009)

Estreia Oficial: 11 de fevereiro de 2009
Estreia no Brasil: sem data prevista
IMDb



Não sei muito bem o que escrever desta animação... A primeira coisa que pensei foi: realmente não entendo nada da cultura celta... pois a animação me deixou tão entretida que queria saber mais sobre aqueles símbolos que durante toda a narrativa nos saltam aos olhos. Ou seja, não sei se entendi muito bem o que esse filme quis dizer...

Fica claro que a linguagem é mais voltada para o público infantil, já que o visual é a sua característica principal - formas e cores diversas aparecem por toda a parte.

A animação é simples, no 2D tradicional. Mas seus efeitos sonoros e suas cores conseguem fazer com que viajemos na história.

O básico do básico da história é que mistura a mitologia celta com o cristianismo. Os celtas são simbolizados pelo tal livro de Kells, é claro, mas também pela menina-lobo Aisling, que representa o feminino (já que é a única personagem mulher da história) e sua ligação com a natureza. Já o cristianismo vem principalmente na forma do Abade, tio do protagonista Brendan, com toda a sua censura e desprezo pelos costumes alheios.

Depois de uma rápida pesquisa na internet, descobri que o Livro de Kells não é ficção, ele realmente existe. Foi escrito por monges celtas no ano 800 d.C., e trata-se de um manuscrito ilustrado que é considerado um dos vestígios mais importantes da arte religiosa medieval, sendo também a principal peça do cristianismo irlandês. Hoje, ele está exposto em Dublin, capital da Irlanda.

Enfim, foi uma boa surpresa... ainda mais por saber que há animadores brasileiros envolvidos no projeto.


por Melissa Lipinski
-----------------------


Quando começou o filme fiquei impressionado com a técnica utilizada. Mesmo sendo Animação 2D, a profundidade dada pelo claro e escuro é muito legal. Gosto muito dessa estética. As nuvens e fumaças foram os objetos que mais gostei.

Sobre a história do filme fui acompanhando na expectativa do que vinha pela frente. A história do livro sendo escrito, passando de pessoa a pessoa e a intenção de mostrá-lo ao mundo para que vejam como era a cidade de Kells. Muito interessante.

O filme é baseado no livro de mesmo nome. Creio que a história se apóia em ensinamentos populares ou folclore celta, mas que para nós que vivemos em uma cultura totalmente diferente o filme não se firma. Imagino que ele teria de ser bem diferente para ter sentido em outras culturas.

Achei sinceramente que o garoto ia desenhar ou escrever algo importante no livro, fazendo "a página mais bonita" do livro e com isso ia salvar seu povo dos invasores ou que após o livro pronto ia mudar algo. Sei lá. Fiquei frustrado.


por Oscar R. Júnior


Nenhum comentário: