quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O Fantástico Sr. Raposo

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Fantástico Sr. Raposo, O (Fantastic Mr. Fox, 2009)

Estreia Oficial: 23 de outubro de 2009
Estreia no Brasil: 4 de dezembro de 2009
IMDb



Wes Anderson é um autor de fábulas. Seus filmes são sempre sobre histórias fantásticas e com personagens bizarros. E aqui, neste "O Fantástico Sr. Raposo", ele parece ter encontrado o meio mais acertado de fazer isso: a animação.

Anderson e o roteirista (e também diretor) Noah Baumbach (do ótimo "A Lula e a Baleia"), adaptaram a fábula "Raposas e Fazendeiros" de Roald Dahl, transformando-a em uma animação para adultos. Aqui, o Sr. Raposo do título (voz de George Clooney) não tenta apenas proteger a sua família da perseguição dos fazendeiros, mas principalmente, busca a volta aos seus instintos animais - pois apesar do antropomorfismo (os animais andam em duas patas, falam e se vestem como humanos), os animais aqui presentes são, afinal de contas, animais.

Além de uma crítica ao modo de vida familiar ao que o Sr. Raposo passou a ter depois de anos de aventuras roubando galinhas, o filme também trata da relação entre pais e filhos, e da busca dos adolescentes por auto-afirmação. A Sra. Raposo (dublada por Meryl Streep) quer continuar mantendo a sua vida pacata e segura, com o marido como colunista de um jornal; enquanto seu filho (Jason Schwartzman) é um adolescente em crise, ainda mais com a chegada de seu primo. Mas, quando eles se mudam para uma árvore que tem vista para as três maiores fazendas da região, pertencentes a Boque, Bunco e Bino (Michael Gambon), fica difícil para o Sr. Raposo continuar a viver essa vida de insatisfação, já que seus instintos de sobrevivência (diga-se, de ladrão de galinhas) voltam a falar mais alto.

A animação stop-motion só traz mais charme à estética peculiar do diretor, e sua aparência de "desenho antigo" o potencializa. Os diálogos são rápidos e divertidos, e a trama segue em um bom ritmo.

E as dublagens são um charme à parte. George Clooney está maravilhoso; Jason Schwatrzman muito engraçado; Meryl Streep aparece menos mas é sempre competente e consegue ao mesmo tempo ser meiga e enérgica quando necessário; Michael Gambon e Willem Dafoe (como o Rato guarda-costas das cidras de maçã) também estão irrepreensíveis; e as participações de Bill Murray e Owen Wilson (que são constantes em filmes de Wes Anderson, pois os três são também amigos fora das telas), como o Texugo e o treinador, respectivamente, são muito engraçadas.

Enfim, Wes Anderson mostra que realmente é um excelente diretor, nos brindando com um ótimo filme (dos seus longas, "Os Excêntricos Tenenbaums" ainda é o meu favorito). Tomara que sua inspiração para animações não pare por aqui.

Fica a dica!


por Melissa Lipinski
-----------------------


Já fazia um bom tempo que não assistia a uma animação deste estilo, com animação quadro a quadro. Acho que "A Fuga das Galinhas" ou "Wallace e Gromit" foram os últimos filmes do tipo que recordo agora.

Uma das coisas que mais me agradou no "O Fantástico Sr. Raposo" é que mesmo não sendo bem um filme infantil, ele nos remete à leitura de uma fábula infantil. O modo de contar, o uso de capítulos, a textura do cenário e dos bonecos, tudo isso nos joga nesse mundo.

Outra coisa que gostei muito também foi a dublagem. George Clooney que faz o principal está excelente. Durante o filme acho possível fechar os olhos e vê-lo fazendo as ações. Está muito boa assim como a trilha sonora que enriquece como um todo o filme. Bem situada, ela complementa muito bem as seqüências.

Como nem tudo é perfeito, acho que tem problemas de ritmo no filme. Ele dá umas derrapadas pelo meio do filme, deixando um pouco cansativo.

E sobre as dublagens, somente a do George Clooney se destacou. As outras cumprem a função, como a da Meryl Streep e do Willen Dafoe.


por Oscar R. Júnior


Nenhum comentário: