sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Coco Antes de Chanel

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Coco Antes de Chanel (Coco Avant Chanel, 2009)

Estreia Oficial: 22 de abril de 2009
Estreia no Brasil: 30 de outubro de 2009
IMDb



Quem é que nunca ouviu falar de Coco Chanel? A primeira mulher a se destacar no mundo da moda, em meio à preconceituosa aristocracia francesa, criando chapéus e roupas com cortes masculinos, onde prezava o conforto da mulher em oposição aos apertados espartilhos que regiam a moda feminina, e que conseguiu montar um império da moda que sobrevive até hoje. Ou a criadora do famosíssimo 'pretinho básico'. Ou, simplesmente, a responsável por um dos perfumes mais famosos do mundo: o Chanel no. 5.

Enfim... todo mundo já ouviu alguma coisa sobre Coco Chanel.

E tudo o que falei aí em cima aparece nesse "Coco Antes de Chanel", que como o nome já diz, quer mostrar como a órfã Gabrielle chegou ao status de estrela de primeira grandeza da moda mundial. Vemos a sua infância, e como ela se sustentava, junto à irmã, remendando roupas durante o dia e cantando em um cabaré durante a noite. E como conseguiu mudar a sua vida, contando principalmente com a ajuda de dois homens, mas principalmente, devido ao seu comportamento atrevido e sua personalidade forte.

Pena que o filme pare por aí... E lendo-se um pouco mais sobre a estilista, sabe-se que sua vida foi muito mais interessante e controversa do que isso. Repleta de casos amorosos com homens influentes no cenário sócio-político da Europa... conseguindo prestígio e estabelecenco-se profissionalmente graças a favores... há até rumores (muitos comprovados) da sua colaboração com o nazismo... Mas enfim, a diretora e roteirista Anne Fontaine decidiu ignorar todo esse viés histórico e 'lapidar' a história de Coco, transformando-a em uma personagem chata e desinteressante.

E é justamente isso que Coco é no filme. Nem o carisma da 'eterna Amèlie', Audrey Tautou, consegue tirá-la do aborrecimento. Junto a isso, uma decupagem aborrecida e sem imaginação, nos dá uma narrativa totalmente sem ritmo e sonolenta.

Um dos poucos pontos positivos da produção é a sua direção de arte e o figurino, maravilhosos. Interessante também é ver como a futura estilista vai apossando-se de peças dos trajes masculinos de seu anfitrião ou de seu amante e transformando-as nas roupas que a fizeram tão famosa.

Ainda bem que a personagem aqui era bem mais interessante do que a história que Fontaine resolveu contar, pois ainda assim conseguiu gerar bons momentos - pena que esses são em menor quantidade do que o esperado.


por Melissa Lipinski
-----------------------



Não sei muito o que falar desse filme. Não conheço muito da história dessa mulher então não sei se o filme faz jus a sua vida, hehe, mas vamos lá.

Achei o filme meio arrastado. A personagem principal Gabrielle "Coco" Chanel (Audrey Tautou) é meio apática. Na minha opinião faltaram cenas dela pensando e criando, achei que foi mal aproveitado esse tipo de cena, tendo duas ou três e bem rápidas.

Já perto do final do filme achei muito rápida a transição do estilo de maquiagem dela. De não usar maquiagem nem acessórios para um o estilo maquiagem contida dela. Foi como de uma hora pra outra Chanel resolvesse se maquiar e usar brincos. Foi o que achei.

Quanto a atuação, é excelente. A Audrey Tautou é muito boa e competente. É isso.


por Oscar R. Júnior


Nenhum comentário: