quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Up - Altas Aventuras

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Up - Altas Aventuras (Up, 2009)

Estreia Oficial: 13 de maio de 2009
Estreia no Brasil: 4 de setembro de 2009
IMDb



Falar que as animações da Pixar são ótimas é chover no molhado. Todo mundo já sabe disso. A Pixar, desde seus curta-metragens, elevou o nível dos desenhos animados a outro patamar. E quando você pensa que o estúdio chegou no seu auge, ele surge com outra criação surpreendente.

E assim é esse "Up - Altas Aventuras". Ninguém poderia supor que depois de "WALL-E", a Pixar conseguiria surgir com mais um filme que excede todas as expectativas. Conseguiu.

A história de "Up" já emociona nos seus dez minutos iniciais, numa das sequências mais belas que já vi. Com uma narrativa sucinta e quase sem palavras, acompanhamos como o protagonista da história, Carl Fredricksen conhece, se apaixona por Ellie, seu grande amor, e também a rotina do casal depois que casam. É um momento muito tocante.

E é incrível como o roteiro consegue saltar de um momento comovente para um muito engraçado com maestria, comprovando a força e importância de um bom roteiro.

Os persoangens são interessantíssimos: desde o rabugento Carl até o pequeno escoteiro Russel, passando pelo cachorro 'que fala' Dug e a ave Kevin.

"Up" comprova o que já vem sendo rotina nas animações da Pixar: seus filmes deixaram há algum tempo de serem destinados apenas às crianças. Aliás, a narrativa não tem nada de infantil. Claro que ainda há o apelo infantil, e o menino Russel, o cachorro Dug e as cores de Kevin comprovam isso. Em contrapartida, os diálogos e situações não são nem um pouco voltados para as crianças em geral.

Aliás, acho que é isso que faz os desenhos deste estúdios se sobressaírem perante os demais: as várias camadas de leitura que podemos fazer. As crianças o vêem e se divertem. Os adultos assistem, e se divertem mais ainda, com um outro grau de entendimento.

Outra coisa a ser salientada é o nível da dublagem feita aqui. Confesso que sou um pouco avessa a assistir a filmes dublados - inclusive animações. Mas com a chegada do 3D, isso ficou um pouco mais difícil de evitar. E neste longa, o trabalho, principalmente de Chico Anísio, é exemplar.

Enfim, seria tão bom se todos os estúdios (inclusive os que não trabalham com animação) se inspirassem nas histórias criadas pela Pixar... tenho certeza que as produções seriam bem melhores...

Fica a dica!


por Melissa Lipinski
-----------------------------------


A história de “Up” é bem redonda. Conta uma história de sonhos sobre o futuro. Os sonhos deles era voar até um lugar paradisíaco e lá viver. As crianças são encantadoras e nos remetem à nossa própria infância com suas aventuras mirabolantes.

Em “Up”, o personagem principal é envolvente. Velho, rabugento e mal humorado, o Sr. Carl vive sozinho e está para ser removido de sua casa porque vão construir um grande empreendimento. Ele decide abandonar tudo isto e realizar seu sonho de criança. A idéia dos balões é genial. E o escoteiro cumpre o seu papel da idade: por que para tudo. Por que isso? Por que aquilo? Mas quem mais surpreende é o cachorro. Adorável e segue incondicionalmente aquele que adotou como dono. Mesmo podendo falar, ainda sendo totalmente um cachorro. Muito legal.

E por fim noto que ultimamente gosto cada vez menos de filmes dublados, inclusive animação. E filmes em 3D vem dublados (com exceção do Avatar). Para minha surpresa o “Up” tem uma excelente dublagem. Do menino, do cachorro e obviamente a do Carl Fredricksen (dublado por Chico Anysio).

Recomendo.


por Oscar R. Júnior


Nenhum comentário: