domingo, 17 de janeiro de 2010

Um Sonho Possível

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.


Sonho Possível, Um (The Blind Side, 2009)

Estreia Oficial: 20 de novembro de 2009
Estreia no Brasil: 26 de março de 2010
IMDb



Normalmente não gosto de histórias com mensagem otimistas (geralmente são baseadas em fatos reais). E sempre torci o nariz para filmes protagonizados por Sandra Bullock, nunca achei que ela fosse deixar de fazer o mesmo papel que sempre faz.

Mas me surpreendi.

Sandra Bullock consegue fugir do seu lugar comum e encarna Leigh Anne, uma socialite estadunidense, mãe de dois filhos, que acaba acolhendo Michael em sua casa. Ele é um adolescente carente (negro e bastante alto) que consegue uma bolsa em uma escola particular por jogar bem futebol americano. Com a ajuda da sua nova família, Michael, ou Big Mike como é conhecido, acaba se tornando um renomado jogador deste esporte.

A história segue a linha daqueles dramas de superação que estamos cansados de ver. Mas a trama é bem alinhavada (um pouco longa demais, é verdade) e, apostando no bom-humor, é contada de maneira leve e comovente, e te ganha já nos minutos iniciais. Apostando nas fortes atuações, não só a de Sandra, mas também do protagonista Quiton Aaron, do garotinho Jae Head (que encanta até aos mais durões), e uma ponta da super-eficiente Kathy Bates, o filme tem aí o seu diferencial.

Volto a falar de Sandra Bullock, pois é ela quem leva o filme, e o transforma em “algo mais”, o que me faz lembrar de “Erin Brockovich”, protagonizado por Julia Roberts. Quando Julia interpretou a personagem título do tal filme, era só conhecida pelas comédias românticas que fazia, e não era uma “atriz levada a sério”, apesar de ser queridinha pelo público. Até que, pela sua atuação, recebeu o Oscar de melhor atriz, e começou a ser reconhecida por suas interpretações. Assim como Julia, Sandra nunca foi reconhecida por nenhum trabalho fora as comédias românticas que protagoniza – além de ser conhecida pela sua simpatia; até surgir este “Um Sonho Possível” e receber uma indicação ao Globo de Ouro de melhor atriz na categoria drama (além de outra na categoria melhor atriz de comédia ou musical, esta, injustificada), e ser uma das mais cotadas a receber o Oscar deste ano.

Será que é a história se repetindo? Só o tempo dirá (dia 7 de março é a 82ª premiação do Oscar). E digo, caso isso aconteça, o Cinema só tem a agradecer.


por Melissa Lipinski
--------------------------------

O filme fala da história de Michael Oher (Quinton Aaron). Vou direto ao que gostei e não gostei.

Gostei:

- da atuação da Sandra Bullock, ela está muito boa, como nunca visto antes.

- da atuação do restante do elenco, principalmente do Quinton Aaron e da participação de Kathy Bates.

- de não serem apelativos quando mostrando o que o menino passou na infância.

- do irmão mais novo S.J. Tuohy (Jae Head). Ele confere a parte cômica do filme.

- das cenas de jogo que tem no filme.

Não gostei:

- da rapidez com que a Leigh Anne (Sandra Bullock) aceita a idéia e chama o rapaz para morar na casa dela.

- da bravura inconseqüente da Leigh Anne indo no subúrbio, enfrentando pessoas na rua.

- da duração do filme, muito longo. Tem mais de 2 horas, demais da conta.


por Oscar R. Júnior


2 comentários:

Dan disse...

O Oscar é dia 07/03 e não 07/02. :P

Mel disse...

Ah sim! Falha minha, Dan...
7 de março é a data do Oscar!
Obrigada pela correção!