sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Coraline e o Mundo Secreto

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Coraline e o Mundo Secreto (Coraline, 2009)

Estreia Oficial: 5 de fevereiro de 2009
Estreia no Brasil: 13 de fevereiro de 2009
IMDb



"Coraline" é um filme assustador. Mas também é um filme bastante delicado e comovente. É esse o equilíbrio que o diretor Henry Selick (de "O Estranho Mundo de Jack") alcança.

Ao contrário de outras animações, "Coraline" não aposta em tiradas engraçadas ou gags para fazer o público rir e amenizar o clima de tensão criado. O diretor aposta mesmo em momentos que darão medo na criançada.

Os personagens do longa são todos melancólicos e ditam o ar da história em geral, que é corroborado pela boa trilha sonora de Bruno Coulais. Claro que nem tudo é sinistro aqui, há sim momentos engraçados, mas não é o tom que impera na produção.

A arte e a fotografia definem com elegância a diferença entre o mundo real da personagem-título, e o mundo secreto encontrado por ela, onde sua nova família quer trocar os seus olhos por botões. O mundo real é todo visto com cores mais sóbrias e acinzentadas. Já o mundo secreto, é bem mais colorido e aconchegante.

Os personagens são uma galeria de tipos estranhos. Que primam pelos detalhes de sua concepção técnica e nunca são vistos de maneira unidimensional.

Remetendo bastante ao clássico "Alice no País das Maravilhas" (notem que Coraline também tem um gato 'mentor'), este filme é mais um da safra de animações que prima pelo roteiro inteligente e não tão voltado para as crianças.

Espero que em 2010 tenhamos bom exemplares de animação como tivemos no ano que passou.

Fica a dica!


por Melissa Lipinski
----------------------

Henry Selick já dirigiu filmes produzidos por Tim Burton e que tem muito da estética dele (como “O Estranho Mundo de Jack”), mas neste filme apesar de não ter a participação de Burton, o visual é muito parecido com o que ele usa em seus filmes. Cenas mais sombrias, lugares que dão mais medo, animais com formas e trejeitos mais horripilantes. Neste ambiente está Coraline, uma menina que vai com os pais morar numa cidade mais afastada para que eles possam fazer suas pesquisas.

Coraline logo faz amizade com Wyborn, um garoto que mora por perto e é muito estranho. Conta histórias de acontecimentos passados por aquela região, como que mal assombrada, mas no fim é só um garoto querendo se divertir também.

Quando Coraline descobre aquela porta secreta, na hora me lembrou de “O Labirinto do Fauno” (Guilhermo del Toro, 2006). Mas o mundo que ela encontra lá é maravilho na primeira impressão. E tudo vai se transformando num cenário horripilante, que vai se destruindo para virar um imenso espaço morto.

O que gostei: dos personagens que aparecem para Coraline como o vizinho atleta e o gato assustador.


por Oscar R. Júnior


Nenhum comentário: